;

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Avaliação do Portifólio

A finalidade de construção desse blog ( Portifólio Eletrônico) é de podermos vivenciar na prática como ocorre a avaliação formativa e assim podermos desenvolver essa forma de avaliação com nossos futuros alunos.
Bem, creio que essa forma de avaliação me auxiliou bastante a desenvolver a minha reflexão sobre as aprendizagens dos textos lidos em sala de aula. O papel do professor de medior também é importante para que esse progresso ocorra, retirar a visão de avaliação tradicional, classificatória e dar continuidade e participação do aluno no processo de desenvolvimento da aprendizagem, pois ele pode reescrever suas postagens quantas vezes achar necessário ampliando suas produções.
No início foi complicado utilizar essa ferramenta eletrônica, pois tinha dificuldade em manusear, como por exemplo colocar fotos, vídeos,etc. Porém, as dificuldades foram superadas e posso dizer que avançei bastante tanto nas reflexões quanto na utilização das ferramentas.
Através da minha auto-avaliação mediada pelo professor pude progredir na reflexão dos conceitos, tematizando-os fazendo pontes com outras disciplinas e conhecimentos.
Logo, acredito ter contemplado todos os descritores, principalmente o específico.
O Portifólio Eletrônico foi uma forma diferente de avaliação que na faculdade até o momento não sabia que existia. A partir dessa experiência certamente mudarei a forma de avaliar e até ultilizá-lo na prática. Essa construção só foi possível graças a parceria do aluno com o professor por isso que ele é tão importante nesse processo, ambos são resposnsáveis por essa construção do conhecimento.

Um comentário:

  1. Rosemere, a vivência de um processo de avaliação formativa é, ainda, algo que somente verificamos acontecer com maior frequência nas séris iniciais. Experienciar esta forma de avaliação com pedagogos em formação é um passo rumo às mudanças que ainda são necessárias na Educação Básica. Autonomia, liberdade, possibilidade de avançar nas aprendizagens, realizar a autoavaliação são os caminhos para esta avaliação. Fico feliz por ter abraçado esta experiência!

    ResponderExcluir