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terça-feira, 21 de julho de 2009

Considerações finais

Após discutirmos todos esses textos foi destacado os processos iniciais de escrita e leitura e seu desenvolvimento na criança de 0-6 anos, conhecemos como se dá esse processo e a construção do conhecimento da criança. Vimos o quanto é importante que o professor compreenda que sua prática deve ser mediada através da realidade, bagagem e os conhecimentos que os pequenos já possuem. O papel do professor é de contribuir para que a criança se insira no mundo da escrita, por isso este deve entender que a criança já tem um ambiente cultural de leitura e escrita(mesmo que seja pouco). Sendo assim, o docente deve utilizar isso para pensar, refletir e contruir uma proposta de trabalho que seja mais apropriada para sua classe.
As contribuições de Emília Ferreiro servem para que nós profissionais da educação reflitamos que através das hipóteses de escrita e cada fase que elas passam( algumas demoram mais e outras podem estar em níveis intermediários de cada fase) fica melhor para enterdermos os processos e desenvolvimento da escrita nas crianças. Quando estava trabalhando no projeto da Escola Aberta no município de Nova Iguaçu fiz o diaginóstico com palavras da realidade deles e começei com palavras monossílabas, depois dissílabas, trissílabas e polissílabas para verificar qual nível de conhecimentos deles. Isso me ajudou bastante, pois foi mais fácil conduzirminha prática para que todos conseguissem se desenvolver. Posso disser que o resultato foi muito satisfatório porque a maioria conseguiu avançar e alguns que estavam na 3ª série e não tinham comecinhemto do afabeto já estavam interpretando textos e escrevendo.
É importante que o docente reflita criticamente sobre esses processos, sua prática, o currículo, afim de construir metodologias adapatadas à realidade das crianças para desenvolver sua prática na sala de aula.

Um comentário:

  1. A síntese atendeu, de certa forma, ao que foi solicitado. É importante perceber o papel político do professor no sentido de fazer um trabalho voltado para as classes menos favorecidas e, portanto, as que mais necessitam de um trabalho de qualidade. Assumir uma postura de pesquisador é contribuir para sucesso das aprendizagens dos alunos.

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