;

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Avaliação sobre as aulas



Acabamos o texto " Contextos de Alfabetização na sala", no qual me referir no post da sexta aula.


Bem, acho que todos os textos e assuntos debatidos são de grande importância para nossa prática docente: Colocar o educando como sujeito de seu conhecimento; contextualizar a prática às necessidades do aluno para desenvolver sua aprendizagem, levar em consideração seus conhecimentos prévios; incentivar o gosto pela leitura utilizando os gêneros textuais; etc.

As discussões e debates sobre esses temas em sala são esclarecedoras e de muita valia, pois ouvir a experiência de outras pessoas é sempre enriquecedor, mesmo que já tenhamos feito a mesma matéria. Ninguém sabe tudo, todos nós sabemos alguma coisa e sempre temos algo a ensinar e aprender! Sobre o método de avaliação, acho a idéia do blog legal e interessante, verifiquei "navegando" pela net que muitos utilizam o blog como avaliação formativa, e como uma forma de difundir seus conhecimentos (como docentes), porém acho que essa forma de avaliação ainda não está bem adaptada à nossa turma tendo em vista que muitos estão enrolados com monografia, estágio e trabalho... Ouço muitas pessoas reclamando que não tem tempo de postar suas reflexões semanalmente e que não sabem manusear as ferramentas, como eu. Concordo que tudo é um processo e que estamos construindo nosso aprendizado e que o professor deve estar atento as dificuldades e necessidades dos seus alunos para poder, da melhor maneira, contribuir para que o desenvolvimento da aprendizagem e que esta se dê da melhor maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário