A avaliação durante décadas foi um intrumento ameaçador, autoritário, de poder, onde o professor apenas quatificava o que o aluno aprendeu ou decorou reprovando ou aprovando. Me lembro na época que estudava no ginásio ( da 5ª- 8ª série) , agora 6º- 9º ano do Ensino Fundamental, que minha turma elaborava questionários para estudar e ficávamos decorando aquelas respostas sem entender nada porque para nós o que importava era tirar nota alta, na maioria das vezes a "cola" era a solução dos problemas, na nossa concepção. Nas provas reproduzia o que tinha decorado, até as mesmas palavras do texto do livro. A concepção de avaliação atualmente está mudando, mas a forma quantitativa ainda continua vigente na educação brasileira, exemplo disso é a Prova Brasil, Saeb, Enem,etc. imposta pelo MEC para quantificar a educação no nosso país, questões padronizadas para todo o país sem considerar os contextos de cada região, de cada sala de aula sem adaptar às necessidades de cada turma, mas é somente para isso que este instrumento serve? Só para quantificar o quanto o aluno aprendeu ou não? O que fazer com os dados coletados? Penso que avaliação vai muito mais além, ela deve ser um recurso para que o professor reflita sua prática a fim de melhorá-la, pois avaliação está relacionada às relações de poder, ela não é neutra; ao currículo; ao Projeto Político Pedagógico; à função social; à formação do indivíduo... por isso que ela deve ser contínua, formativa, para desenvolver o aprendizado do aluno. A avaliação formativa é uma forma de o professor conhecer melhor o aluno, através do diagnóstico da realidade do aluno, ajudando a melhorar a aprendizagem deste; interpretar as informações colhidas para verificar o que é realmente importante no processo educativo; desenvolver a troca de conhecimento entre professor e aluno e consequentemente melhorar também a qualidade do ensino do docente, pois ele adapta o processo de ensino as necessidades do aluno fazendo com este evolua na aprendizagem. Vejo avaliação como um processo dialógico, interativo, entre professor e aluno, que visa mais participação, autonomia, crítica, transformação, desenvolvimento de um indivíduo. O blog, portfólio eletrônico é um exemplo de avaliação formativa, pois o professor é apenas o mediador da construção do nosso conhecimento que postamos aqui semanalmente sobre os temas estudados e discutidos em sala.
A ilustração acima exemplifica que o aluno não é sujeito de seu conhecimento e sim objeto de avaliação, a nota é apenas uma representação simplificada de um momento do processo de aprendizagem, o que é realmente importante é o crescimento do aluno.
Fonte: ARAUJO, Ivanildo Amaro de, Construindo o portfólio eletrônico.
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