Toda pessoa, adulto ou criança, atribui importância ao próprio nome e se interessa por aprendê-lo. Há aqueles que desenham para representar o nome porque não conhecem as letras do alfabeto, estes descobrem coisas novas observando a escrita dos nomes das outras crianças. Trabalhe freqüentemente com os nomes dos alunos, pois o nome é nossa identidade, é uma fonte de exploração sobre o sistema de escrita de quem está aprendendo a ler e escrever.
Escreva os nomes das crianças em folhas de papel ou tiras de cartolina que serão presas na parede ou no quadro, em ordem alfabética. Leve-os a fazerem a comparação:
- Há nomes com poucas letras e há nomes com muitas letras
- Há nomes que começam ou acabam com a mesma letra
- Os nomes dos alunos podem ser classificados em vários grupos ou conjuntos:
a) Nomes que começam pela mesma letra (dizer o nome das letras)
b) Nomes que terminam pela mesma letra
c) Nomes iguais
d) Nomes que contêm o mesmo número de letras.
Utilizar o alfabeto móvel também desperta o interesse da criança, além de ser uma forma lúdica de trabalhar o alfabeto e a construção das palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário