;

sábado, 2 de maio de 2009

Segunda Aula!



A segunda aula foi mais tranquila, o professor já tinha esclarecido dúvidas sobre o portifólio e nos deixou menos desesperadas. Discutimos sobre o texto de Rosineide Sousa sobre os processos iniciais de leitura e escrita das crianças considerando seus conhecimentos prévios. A preocupação dos educadores e das autoridades educacionais é forma leitores, mas o que vemos são analfabetos funcionais que mal conseguem compreender o que estão lendo, mesmo com as medidas paliativas do município de reforço escolar, turma de aceleração e outros projetos para os repetentes. Por isso que é tão importante incentivar a leitura no início da educação fundamental, desde a base, na educação infantil. Devemos atentar que as crianças já têm uma leitura de mundo das suas percepções cotidiana, mesmo sem saber decodificar as palavras elas sabem que as figuras, imagens,sons e etc querem transmitir uma mensagem. Sabemos que a leitura e escrita variam conforme a classe social que cada criança pertence, por isso a escola precisa apresentar uma diversidade de textos para favorecer um mergulho no mundo da leitura e da escrita.


A leitura deve ser como um diálogo, uma construção entre leitor e autor, por isso a importância de que os leitores iniciantes tenham acesso e conheçam os gêneros textuais: carta, bilhete, reportagens, poesias, contos, fábulas, bulas de remédio, etc para que eles percebam a diferença de estrutura entre cada texto e a finalidade e intenção do autor. O professor deve explorar o texto junto com o aluno, quanto mais ele souber sobre o gênero do texto, mais ele poderá dialogar e concordar ou não com o autor, ou seja, ele estará exercitando seu pensamento crítico e as experiências anteriores de leitura ( muitos são formados na infância em famílias que tinham o hábito de contar histórias aos filhos) vão influenciar nessa capacidade de interpretar e criticar.
Se não torarmos a leitura e escrita significativa e atraente desde a alfabetização, o fracasso escolar persistirá!

4 comentários:

  1. http://cudafebf.blogspot.com/2009/05/trabalho-de-taelp.html

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito bom, e o tema gênero e tipo textual super interssante.

    ResponderExcluir
  3. Suas reflexões sobre esta aula estão muito interessantes! Que tal falar um pouco sobre o texto discutido? E as atividades que foram solicitadas para serem elaboradas? Foram iniciadas em grupo, lembra-se...eheheh... Abs
    Ivan

    ResponderExcluir