;

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Tipos textuais X Gêneros textuais

O texto é uma mensagem, uma passagem falada ou escrita que forma um significado. Os textos variam conforme as intenções do autor. Em linguística ( ciência que estuda a língua), tipos textuais refere-se à estrutura que compõem os textos. Raramente um texto é construído com um só tipo,ou seja, podemos encontrar vários tipos em só texto. Os tipos texuais são: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção, informativo e poético.
  • Texto narrativo: A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato e acontecimento narrado, reais ou imaginários. Além disso, é comum aparecerem nomes de pesonagens e um "clímax" em determinado momento.Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Não existe texto totalmente narrativo. Quando dizemos " A mulher se aproximou da penteadeira e pegou o estojo de maquiagem", fazemos também uma descrição. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.

  • Texto Argumentativo: A argumetação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. São os chamados textos dissertativos. O texto procura convencer, propondo ou impondo ao receptor uma interpretação particular de quem o produz. A argumentação comporta três etapas: Uma tese, que enuncia ponto de vista que será objeto de demonstração; os argumentos, elementos abstratos geralmente apresentados em ordem crescente de importância e que justificam a tese; e as provas que sustentam os argumentos e que devem ser elementos concretos ( fatos ocorridos, depoimentos ou citações de intelectuais reconhecidos, fatos históricos etc).

  • Texto Expositivo: A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.

  • Texto Descritivo: Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. Representa objetos e personagens que participam do texto narrativo. A descrição é muito recorrente em diversos gêneros texuais.

  • Texto Injustivo (ou apelativo): A palavra injução significa ordem formal, imposição, exigência. Os textos injuntivos, por sua vez, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução, regulamento, regras de jogo, etc.

  • Texto Informativo (ou explicativo): O texto informativo deve ter uma linguagem objetiva e não se confunde com textos de natureza artística ou literária. Procura transmitir conhecimentos e analisar um fenômeno ou uma teoria. Exemplo: texto da imprensa, relatórios técnicos ou científicos, etc.

  • Texto Poético: No texto poético, o objetivo é a própria construção da mensagem, valoriza son, ritmos e a variedade de sentidos.

Podemos encontrar todos esses tipos de textos em algumas mensagens publicitárias. É importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros texuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais.

Os gêneros textuais refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, etc. Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica , do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc.
Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Por exemplo, uma carta pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

Fonte: www.wikipedia.org/wiki/Tipos_textuais

MAIA, João Domingues. Português. Série Novo Ensino Médio,Volume Único, 7º Edição. Editora Ática,2000. (pg. 27 e 28)

9 comentários:

  1. Rosemere, vocë fez uma boa pesquisa. As informaçoes estáo bem encadeadas. Só faço duas consideraçoes importantes: a wikipedia não é uma fonte muito confiável, tendo em vista que ela é formatada por diversas pessoas e, nem sempre, as informaçoes são legitimadas.Procure em sites de universidades, de estudiosos da área e no scielo (sites específico de artigos acadêmicos). Outra coisa: após pesquisar sobre os conceitos de tipologia textual e gênero textual, é essencial que se faça um comentário demonstrando o seu entendimento dos dois conceitos, exemplificando e evidenciando as diferenças entre eles. Isso significa que deve analisar e refletir sobre os conceitos demonstrando o que compreendeu com suas próprias palavras. Observe que um dos descritores diz respeito à capacidade de:

    6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;

    ResponderExcluir
  2. Aff até que enfim achei um site que eu precisava para estudar, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. gostei, depois de procurar em diversos lugares encontrei alguma coisa. valeu Rosemere Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. olá amiga, senti falta do tipo preditivo, vc pode postar algo sobre este tipo de texto?
    Obrigada
    MÁRCIA

    ResponderExcluir
  5. gosti mais nao tinmha o q eu queria :( :(

    ResponderExcluir
  6. Oi meu nome é Samara, tenho 14 anos (Teria se estivesse viva), morri aos 13 em Cascavel-PR. Eu andava de bicicleta Quando não pude desviar de um arame
    farpado. O pior foi que o dono do lote não quis me ajudar, riu bastante mim após agonizar por 2 horas enroscada no arame eu faleci, através dessa mensagem eu peço que façam com que eu possa descançar em paz. RT isso e minha alma estara sendo salva por você e pelos outros que receberão.
    Caso não repasse essa mensagem vou visitar-lhe hoje a noite assim vc poderá conhecer o tal arame bem de pertinho. Dia 15 de Julho Mariana resolveu rir dessa mensagem, uma noite depois ela sumiu sem deixar vestigios. O mesmo aconteceu com Kare dia 18 de Outubro. Não Quebre essa corrente por favor, a não ser que queira
    sentir a minha presença...

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome é Alessandra gostei do texto é muito interessante valeu nunca tinha visto mais agora vou procurar outras vezes.VALLEUUUUUUUUU...

    ResponderExcluir
  8. oi eu sou a Alessandra Baiana e eu e meu amigúxo Gutemberg gostamos muito do texto valeu mesmo.BJKSSSS Até a próxima.

    ResponderExcluir